sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

LEITURA DE LINGUAGEM VERBAL E NÃO VERBAL

Veja - Capa de 6 de outubro de 2010
 Este post é pela genialidade do design da capa da revista Veja da semana de 06 de outubro de 2010. 
Contexto 1
O contexto histórico e social dessa capa detém-se  sobre a semana seguinte ao primeiro turno das Eleições Majoritárias, cujo enfoque maior era a eleição do novo presidente da república do Brasil.
Contexto 2:
Durante os oito anos da administração petista, a revista Veja colocou-se em posição contrária a essa administração, embora não declaradamente. Suas capas e conteúdo político, contudo, sempre exploraram as mazelas do atual governo.
A capa chama a atenção dos leitores pela singularidade: a exploração do branco. Tem-se como manchete:
As grandes propostas para o Brasil feitas na campanha presidencial:
E o branco quase total!
No canto da página, de fundo preto e letras em vermelho, uma nota: “A partir da página 88 as questões essenciais das quais os candidatos fugiram”

http://mariafro.com.br/wordpress/wp-content/uploads/2010/10/capa380.jpg

Atividades Propostas:

Atividade 1: brainstorm

Oralmente, o professor conduzirá os alunos a uma reflexão sobre a capa mostrada, questionando:   
  1. Qual o nome desta revista?
  2. É possível qualificar a revista apenas pelo nome? Ou ainda: a revista, a partir de seu conhecimento de mundo, já  informa alguma coisa antecipadamente?
  3. Que público costuma ler a revista?
  4. Qual a imagem em destaque na capa?
  5. Com base nos contextos destacados acima, qual teria sido a intenção da revista para uma capa quase que completamente branca?
  6. Quais as possíveis justificativas para a exploração da cor branca pela revista?
  7. A partir da imagem (linguagem não verbal) e da linguagem verbal, é possível pensar sobre o quê?
  8. Qual ou quais as possíveis justificativas para a predominância da cor branca na capa da revista?
    1. Há condições de saber se se trata de um homem ou uma mulher? Por quê?
  9. Que relação pode haver entre a cor branca e a manchete exposta na capa?
    1. (As grandes propostas para o Brasil feitas na campanha presidencial)
    1. A capa de uma revista pode ser considerada um gênero textual? Por quê?
Atividade 2:  escrita
  1. Sugerir que os alunos façam anotações sobre suas percepções sobre a capa da revista;
  2. Pedir que eles se reúnam em duplas para discutir a respeito de suas anotações.
  3. Sugerir que eles encontrem diferenças e coincidências entre as anotações feitas;
  4. Se for o caso, refazer as anotações ou aumentá-las a partir das argumentações surgidas no debate com o colega.
Atividade 3: proposta de produção textual   
  1. Com base nos estudos feitos anteriormente e em suas anotações sobre as percepções relativas à capa da revista, produza uma carta de leitor endereçada ao Editor da Revista Veja e posicione-se a favor ou contra às postulações do periódico com relação não só à capa da revista, como também sobre o conteúdo que ela explora naquela semana.
  2. Seu texto deverá ter entre 20 a 30 linhas;
  3. Deve ser escrito observando-se a norma culta da Língua Portuguesa e não deve ferir a integridade de ninguém.
Atividade 4: autocorreção

  1. Em duplas,   troque seu texto com o do colega e avalie se ele cumpriu a proposta de produção textual, concernente a:
  • Estrutura do texto; se atende ou não ao gênero proposto.
  • Coerência e coesão.
  • Linguagem utilizada.
  • Pronomes pessoais oblíquos (Próclise, mesóclise e ênclise).

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