Veja - Capa de 6 de outubro de 2010
Este post é pela genialidade do design da capa da revista Veja da semana de 06 de outubro de 2010.
Contexto 1:
O contexto histórico e social dessa capa detém-se sobre a semana seguinte ao primeiro turno das Eleições Majoritárias, cujo enfoque maior era a eleição do novo presidente da república do Brasil.
Contexto 2:
Durante os oito anos da administração petista, a revista Veja colocou-se em posição contrária a essa administração, embora não declaradamente. Suas capas e conteúdo político, contudo, sempre exploraram as mazelas do atual governo.
A capa chama a atenção dos leitores pela singularidade: a exploração do branco. Tem-se como manchete:
As grandes propostas para o Brasil feitas na campanha presidencial:
E o branco quase total!
No canto da página, de fundo preto e letras em vermelho, uma nota: “A partir da página 88 as questões essenciais das quais os candidatos fugiram”
http://mariafro.com.br/wordpress/wp-content/uploads/2010/10/capa380.jpg
Atividades Propostas:
Atividade 1: brainstorm
Oralmente, o professor conduzirá os alunos a uma reflexão sobre a capa mostrada, questionando:
- Qual o nome desta revista?
- É possível qualificar a revista apenas pelo nome? Ou ainda: a revista, a partir de seu conhecimento de mundo, já informa alguma coisa antecipadamente?
- Que público costuma ler a revista?
- Qual a imagem em destaque na capa?
- Com base nos contextos destacados acima, qual teria sido a intenção da revista para uma capa quase que completamente branca?
- Quais as possíveis justificativas para a exploração da cor branca pela revista?
- A partir da imagem (linguagem não verbal) e da linguagem verbal, é possível pensar sobre o quê?
- Qual ou quais as possíveis justificativas para a predominância da cor branca na capa da revista?
- Há condições de saber se se trata de um homem ou uma mulher? Por quê?
- Que relação pode haver entre a cor branca e a manchete exposta na capa?
- (As grandes propostas para o Brasil feitas na campanha presidencial)
- A capa de uma revista pode ser considerada um gênero textual? Por quê?
Atividade 2: escrita
- Sugerir que os alunos façam anotações sobre suas percepções sobre a capa da revista;
- Pedir que eles se reúnam em duplas para discutir a respeito de suas anotações.
- Sugerir que eles encontrem diferenças e coincidências entre as anotações feitas;
- Se for o caso, refazer as anotações ou aumentá-las a partir das argumentações surgidas no debate com o colega.
Atividade 3: proposta de produção textual
- Com base nos estudos feitos anteriormente e em suas anotações sobre as percepções relativas à capa da revista, produza uma carta de leitor endereçada ao Editor da Revista Veja e posicione-se a favor ou contra às postulações do periódico com relação não só à capa da revista, como também sobre o conteúdo que ela explora naquela semana.
- Seu texto deverá ter entre 20 a 30 linhas;
- Deve ser escrito observando-se a norma culta da Língua Portuguesa e não deve ferir a integridade de ninguém.
Atividade 4: autocorreção
- Em duplas, troque seu texto com o do colega e avalie se ele cumpriu a proposta de produção textual, concernente a:
- Estrutura do texto; se atende ou não ao gênero proposto.
- Coerência e coesão.
- Linguagem utilizada.
- Pronomes pessoais oblíquos (Próclise, mesóclise e ênclise).